top of page

Spa Mais Vida by Renata Abreu

        O projeto para este SPA foi uma reforma para uma edificação já existente. A estrutura original da edificação é de um galpão onde, anteriormente, funcionava uma academia. A principal preocupação foi de minimizar ao máximo, a estética industrial, visivelmente perceptível no interior da edificação. No projeto original não havia forro e a cobertura curva era aparente. Não haviam muitas divisórias, o espaço era bastante aberto e denunciava sua estrutura original. Através do uso de forros rebaixados em diferentes níveis e materiais diversificados, conseguimos modificar de maneira significativa a aparência dessa estrutura e incorporar uma estética compatível com a que os clientes desejavam para o SPA.

        O SPA possui dois pavimentos, um térreo e um mezanino. Sua área total é de 960 m², sendo 600 m² no primeiro pavimento e 360m² no mezanino. A recepção possui 110m² com pé direito de 5,10m. Há, no mezanino, um lounge que funciona como área de relaxamento com vista para as montanhas do Vale do Sereno, cuja área é de 47m² e o pé direito varia de 2,50m a 3,60m. Dentro das salas de massagem e estética o pé direito é 2,60m, garantindo mais aconchego aos clientes.
        Potencializamos os pontos altos da edificação e do entorno, tirando partido do pé direito alto do hall no primeiro pavimento, da bela vista para o Vale do Sereno e usufruindo de formas limpas, planos sobrepostos e tons neutros. É importante ressaltar que todo projeto arquitetônico é concebido considerando os desejos dos clientes. Conciliamos a isso, técnicas e gostos pessoais adquiridos em nossas próprias experiências. Tendo em vista estes fatores, fizemos vários estudos até chegar num consenso estético e funcional para todo o SPA. Inspirações asiáticas, contemporâneas, européias e também nacionais, além de uma constante preocupação com o impacto ambiental, são alguns dos pontos que ordenaram o projeto, que adquiriu um aspecto austero e imponente, apesar do uso de materiais simples e limpos. Outro grande fator decisivo no momento de elaborar o projeto foi o tempo de execução da obra, que durou apenas dois meses. O cronograma teve que ser muito bem calculado e definido com antecedência, para que não houvessem contratempos depois de iniciada a reforma. Em se tratando de uma obra que deveria estar pronta em curto prazo, objetivamos minimizar intervenções mais significativas, sem deixar de incorporar modificações capazes de transformar a imagem de galpão e da academia que existia anteriormente. Os forros de gesso rebaixados tiveram que ser apoiados em grandes estruturas metálicas independentes da cobertura existente, já que a mesma não suportaria uma sobrecarregada. Foram elevadas poucas paredes em alvenaria, privilegiando a utilização de divisórias de gesso(drywall), que possibilitaram, além da criação de ambientes fragmentados e pés-direitos variados com iluminação indireta, um ganho significativo em tempo de execução. No lounge de relaxamento, a utilização de cores suaves, as mudas de bambu mossô, o espelho d’água e outros espelhos multiplicaram a vista das montanhas, proporcionando calma e relaxamento. O forro escalonado (devido a cobertura curva do galpão) e a iluminação indireta e difusa geram uma sensação acolhedora. No hall de entrada, os grandes paredões revestidos em reguas de PVC Interfloor, acolhem, ao mesmo tempo que induzem a idéia de conforto e imponência. O hall é iluminado por belos pendentes da Scatto e por um corredor que leva até a bela vista das montanhas do Vale do Sereno. Lá é onde se encontram também, a Studio Power Plate e o Lounge Café, ambos espaços privilegiados por uma parede de vidro que garante iluminação e ventilação natural. A fachada, quase toda revestida de placas cimentícias, ganhou em qualidade e tempo de execução, além de gerar poucos resíduos de construção civil. As placas e a alvenaria foram pintadas com uma cor que remete ao cobre e as montanhas de minério de Minas Gerais.

 

Créditos

Fotografia: Gustavo Xavier

bottom of page